quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TRABALHO EM EQUIPE


Acesse http://www.youtube.com/watch?v=sgMDTRPqXbk e assista a um belíssimo exemplo de trabalho em equipe.

A ARTE DE TRABALHAR EM EQUIPE

Em uma orquestra não basta que todos soem as mesmas notas, da mesma escala, no mesmo ritmo. É necessário que cada integrante cumpra a sua parte com exatidão, sabendo respeitar e valorizar a participação dos outros.


Os músicos devem afinar e regular seus instrumentos de modo que o conjunto inteiro soe harmonioso. Por mais belo que seja o som de uma flauta, trompete ou violino, este não pode ofuscar os outros, pois a riqueza da música está na pluralidade de vozes, combinando o valor individual de cada parte em um todo consistente.


Eventualmente, quando há solo de um instrumentista, os outros se permitem ficar em segundo plano, preparando o ambiente ideal para a sua evolução. Depois, alternadamente, outros têm a mesma oportunidade de dar o seu toque pessoal à obra coletiva, e o resultado final do reconhecimento consagra o sucesso daquela união.


"O trabalho do maestro é fundamental. Por mais competentes que sejam os músicos, individualmente, sem a coordenação do maestro a equipe não conseguirá alcançar o objetivo de executar uma sinfonia."


Não apenas na música clássica, mas também no rock, pop ou samba, há muito o que se aprender sobre trabalho em equipe.

Sergio Buaiz



Para Carlos Haroldo Piancastelli, Horácio Pereira de Faria e Marília Rezende da Silveira os elementos fundamentais que devemos considerar para construirmos uma equipe de trabalho são:


• o grupo conseguir vislumbrar vantagens do trabalho em equipe - complementariedade , interdependência e sinergismo das ações – em relação ao trabalho isolado, individual.

• a disposição de compartilhar objetivos, decisões, responsabilidades e também resultados.

• a necessidade de definir com clareza os objetivos e resultados – individuais e do grupo – a serem alcançados.

• a importância de construir, em conjunto, um plano de trabalho e definir a responsabilização de cada membro do grupo, para alcançar os objetivos do grupo.

• a necessidade da avaliação constante dos processos e dos resultados.

• a percepção de que o fracasso de um pode significar o fracasso de todos e que o sucesso de um é fundamental para o sucesso da equipe.

• a necessidade de aprimorar as relações interpessoais e de valorizar a comunicação entre os membros da equipe.

• a disposição das pessoas em ouvir e considerar as experiências e saberes de cada membro do grupo. O trabalho em equipe não implica em eliminar as diferenças existentes entre seus membros (sociais, culturais, etc.) e sim trabalhar estas diferenças – os conflitos; e

. finalmente,é fundamental que os objetivos e resultados definidos se constituam em desafios constantes para o grupo, algo que instigue cada integrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário