sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ENEM 2011

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 acontecem nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 13h (horário de Brasília). O exame terá quatro provas objetivas. Cada um dos testes (exceto o discursivo) terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. O estudante terá 4h30 para realizar a prova.

No segundo dia, acontecem os testes de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. O estudante terá 5h30.

Dos 6,2 milhões que fizeram inscrição, 5,4 milhões pagaram a taxa e estão habilitados para ao exame.

Algumas regras seguem as mesmas no Enem 2011: estão proibidos o uso de lápis e borracha na prova e os inscritos não poderão portar relógio e celular.

A correção das provas de redação seguirá o mesmo esquema da edição anterior do Enem. Dois técnicos corrigem o texto e, caso haja divergência maior do que 300 pontos -a nota varia de zero a 1.000- um terceiro professor é chamado para avaliar e dar a nota final.

Duas provas em 2012
A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que haja dois exames a partir do ano que vem -o primeiro deles já está marcado para os dias 28 e 29 de abril. O órgão ainda discute a segunda data, já que haverá eleições municipais no mês em que a prova é tradicionalmente aplicada (outubro).

Além de selecionar para vagas em universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Enem é pré-requisito para quem quiser uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos). O exame também é obrigatório para quem vai solicitar o Fies (Financiamento Estudantil).

Top 10
Somente metade das escolas conseguiu se manter no top 10 do ranking do Enem. A lista das líderes traz surpresas, como uma escola de Minas Gerais que saltou do 102º lugar para o 10º.

O Colégio Vértice, a líder do ranking do Enem de 2009 teve uma nota média geral menor em 2010 e caiu duas posições na tabela do top 10. A tabela, hoje, é liderada pelo Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro, seguido pelo Instituto Dom Barreto, do Piauí. Ou seja: de um ano para outro, as três escolas tops do país trocaram de posição.

O ano de 2010 é o primeiro em que a comparação é possível, por conta da TRI (Teoria da Resposta ao Item), por meio da qual os exames dele e de 2009 foram "calibrados" com o mesmo nível de dificuldade.


Visite a pág http://educacao.uol.com.br/enem/ e saiba mais sobre o ENEM. Tem QUIZ on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário